Regras de Ouro da Medicina Tradicional Chinesa para Viver Melhor!
por Drª Eleonora Comucci
Texto originalmente publicado em www.vitaforscience.com.br
Texto originalmente publicado em www.vitaforscience.com.br
A busca por alimentos e a descoberta de suas ações e propriedades surgiu antes que os seres humanos pudessem buscar na natureza exclusivamente recursos terapêuticos. Ou seja, nossa espécie só conhece o uso terapêutico dos ingredientes naturais (plantas, fungos, algas, animais e minerais) porque precisava buscar alimentos para sobreviver. Então, toda técnica dietoterápica primitiva (Chinesa, Ayurvédica) é Mãe das técnicas de Fitoterapia Ocidental ou do uso de Fórmulas e Ingredientes Isolados Chineses e Ayurvédicos.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), em sua teoria, afirma que a saúde não é a ausência total de desequilíbrios orgânicos e mentais – mas sim a capacidade de quando houver algum desses desequilíbrios que o corpo tenha a capacidade plena de se recuperar o quanto antes sem que restem sequelas ou prejuízos ao indivíduo.
A longevidade, tão buscada por nós Ocidentais, é matéria mais do que sabida no Oriente. Os Orientais sabem como viver muito – e viver muito BEM! Com toda certeza você já viu algum estudo científico mostrando que as dietas Orientais promovem maior saúde cardiovascular, por exemplo.
Nesse artigo vamos conhecer alguns aspectos usados pela MTC que, no geral, podem trazer mais vida aos nossos dias e mais dias às nossas vidas.
Regra Número 0) A MÃE DE TODAS: ÁGUA. Isso mesmo! Beber um copo de água morna ao acordar pela manhã te ajuda a dar “partida” no seu sistema digestivo para que ele possa receber energia antes mesmo que você forneça algum alimento ou bebida. Não há nada de especial na água em si – além do fato dela ser neutra. Mas o truque está na temperatura: nosso corpo precisa da quantidade IDEAL de CALOR para digerir qualquer coisa. No Ocidente temos o péssimo costume de ingerir coisas frias ou geladas logo pela manhã e, segundo a MTC, isso faz com que nosso corpo inicie o dia já “no prejuízo” – afinal a gente já começa “tirando o atraso” ao invés de imediatamente digerirmos e processarmos o que comemos para produzir energia.
Regra Número 1) SEM ALIMENTAÇÃO, NÃO TEM SUPLEMENTAÇÃO: isso se deve ao fato de que nossa saúde, após nascermos, depende em grande parte do que comemos e bebemos. Sem uma boa alimentação, nosso corpo fica tão debilitado que mal consegue absorver e processar os nutrientes que vem dos suplementos ou das fórmulas e isolados da MTC – má alimentação ou jejum prolongado: NEM PENSAR!
Regra Número 2) NADA É TOTALMENTE PROIBIDO NEM PERMITIDO: isso porque os alimentos e bebidas recomendados para um paciente X AGORA, podem não ser recomendados para o mesmo paciente AMANHÃ – e vice-versa. A diferença entre remédio e veneno é a dose… E O MOMENTO! A menos que o paciente tenha alguma alergia severa, não há motivos para dizer que um paciente não deve ingerir determinado tipo de alimento.
Regra Número 3) CORES, SABORES, TEXTURAS: TUDO PRA DENTRO! Sim, a MTC recomenda que a gente insira, o quanto possível, diferentes tipos de grupos de alimentos (frutas, grãos, vegetais, carnes, nozes, ovos, etc) em todas as refeições ao longo do dia. Isso porque diversos grupos possuem diversos sabores e, consequentemente, ações e propriedades terapêuticas que equilibram nosso organismo.
“Mas aí o bicho pega! Porque eu entendi que quando estamos saudáveis, a conduta é relativamente simples: alimentação balanceada e até mesmo o uso de probióticos é mais do que suficiente. A questão é: quem hoje em dia está equilibrado?”
Pouquíssimas pessoas – essa é a resposta.
“Mas e agora? O que eu devo fazer?”
Bom, vamos continuar nossa lista de “regras Chinesas”, mas dessa vez com um “toque Ocidental” e com uma “carinha” que vocês já conhecem!
Regra Número 5) A RAIZ DO PROBLEMA É A MÃE DE TODAS AS AFLIÇÕES! Na MTC estudamos as relações entre os 5 Elementos (uma forma diferente de classificar as funções e sistemas do nosso corpo que imita o que ocorre na natureza selvagem – rawr! 🐯). Dessa forma, todo desequilíbrio crônico ocorre pelo acúmulo de desequilíbrios combinados ao longo da vida que não foram tratados ooou, vendo por outro ângulo, todo desequilíbrio agudo ocorre pela falta de saúde causada pelos desequilíbrios crônicos – que permite a invasão dos chamados “fatores patogênicos”.
“Mas o que permite que nosso corpo seja invadido?”
A baixa energia!
“E o que nos causa baixa energia?”
A má alimentação!
“E o que pode nos levar à má alimentação?”
As emoções, o estilo de vida e a falta de tempo/paciência/vocação para cozinharmos e nos nutrirmos adequadamente!
Por isso, mesmo que você não tenha muito tempo para se dedicar ao preparo de alguma refeição, não deixe de se alimentar com algum substituto de boa densidade nutricional – assim seu corpo entende que o ambiente está propício à sobrevivência e não vai cortar nenhum processo fisiológico normal que você precise. Se faltarem micronutrientes (vitaminas e minerais) seu corpo (que não é bobo!) vai entender que você está num ambiente de GUERRA e vai cortar alguns processos menos importantes – como a produção de unhas/cabelos e manutenção da pele, bem como as funções reprodutivas, afinal quem é que precisa estar com tudo isso em dia se “tem uma guerra lá fora e não precisamos pensar em seduzir e reproduzir”? Além disso, porque seu corpo deveria manter a imunidade em dia se o mais importante é fugir de mamutes bombas e inimigos armados? Parece loucura? Mas não é! Todos os mecanismos de sobrevivência que nosso corpo desenvolveu ao longo de milênios estão aqui e funcionando muito bem, obrigada!
Regra Número 6) SE NÃO PODE COM ELES, JUNTE-SE A QUEM PODE! Você achou que diante de tantos perigos e fatores patogênicos estávamos perdidos, não é? A boa notícia é que não estamos. Bom, pelo menos enquanto seguirmos nossa inteligência!
Na regra 5 falamos sobre não ficarmos em jejum e escolhermos substitutos de boa qualidade pra quando pintar aquela escassez (seu corpo não sabe que você tá com preguiça ou é um péssimo aprendiz de chef!). Aqui, na Regra 6 eu digo como melhorar ainda mais esse processo. Nosso trato gastrointestinal (doravante chamado TGI) é uma esponja – tudo que você colocar nele será absorvido – até as coisas ruins. Só que quando expomos o nosso TGI às coisas ruins, ele vai perdendo a capacidade de absorver as coisas boas. Pois é!
…Então chegamos a um dos meus recursos favoritos: 🌟AS ENZIMAS! 🌟
Imagine que você deu uma festa na sua casa e serviu a galera com aquela PIZZADA/CHURRASCADA/FEIJOADA _________ (insira aqui sua bomba dietética)… Da mesma forma que vai ser complicadíssimo pra sua esponja tirar toda a sujeira dos pratos sem um detergente TOP, será complicadíssimo pro seu corpo processar tudo isso sem ajuda! A esponja está pro detergente ultra-mega-power, assim como nosso corpo está pras enzimas e a laranja amarga (Bitter Orange). As enzimas envolvem aquelas moléculas pesadas e densas que seu corpo – já meio lascado e cansado – não dão conta de processar e a laranja amarga ajuda a movimentar seu TGI com movimentos peristálticos que fazem lembrar uma coreografia toda cheia de gingado do Axé Moi. É quase uma linha de produção, ops, digestão! E não só digestão, é uma linha de ABSORÇÃO! Lembre-se sempre: a gente é o que a gente come. Você quer ficar todo incrustrado com cara de pizza amanhecida?
Regra Número 7) SE NÃO TEM MAR, VAMOS PRO BAR! SUPLEMENTAR! Te dou dois nomes aqui que vão revolucionar sua vida!!!!!!!!!!!!!!!!!! Brincadeirinha, não vão, não! Mas vão te ajudar e muito caso você seja alguém que sofre de embotamento mental (a famosa tela azul do computador 🟦), inflamações ou de desequilíbrios de tireóide: óleo de peixe e KELP. Você, caro leitor, que se entupiu de caca como se não houvesse amanhã já ouviu A PALAVRA DO MAR? Se você tiver um tempinho posso te falar um pouco sobre ela e te dar uma mãozinha pra desentupir seu metabolismo!
.
.
.
Hum… Eu sabia que você não ia deixar passar essa chance!!!
Pois bem! Estudos mostram que a associação de ômegas e algas (o Kelp é uma delas) é muito positiva pra exterminar essa gordura filhadamãe te ajudar a queimar lipídios acumulados em seus adipócitos e te dar aquela sensação maravilhosa de fluidez mental! As gorduras tem papel fundamental na absorção das vitaminas lipossolúveis (ADEK) – mas elas precisam de dois elementos: IODO que é encontrado em abundância no KELP (além de conter Na, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Mn e Cu) e SELÊNIO que pode ser encontrado nas castanhas. E já te digo… Essa combinação tem o potencial pra ser o novo amor da sua vida!
Espero que vocês gostem desse texto feito com muito Yin, Yang, coração, Qi e Ciência!
*Se você não reparou que está faltando o número 4, seguir esses conselhos é PRA ONTEM!