MTCBox

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Curcuma longa: a Deusa Dourada

por Drª Eleonora Comucci

Texto originalmente publicado em www.vitaforscience.com.br

A Cúrcuma é uma especiaria derivada da Curcuma longa, que é um membro da família do gengibre (Zingiberaceae), também conhecida como Açafrão da Terra – em Inglês “Turmeric” e em Chinês “Jiang Huang”.

Sua cor amarela brilhante vem principalmente dos polifenóis solúveis em gordura, conhecidos como curcuminóides. A Curcumina, o principal curcuminóide encontrado no rizoma é geralmente considerado seu constituinte mais ativo.

Além dos usos como tempero e pigmento, a Cúrcuma tem sido usada, na Índia e na China, durante séculos para fins medicinais. Mais recentemente, evidências de que curcumina pode ter atividades anti-inflamatórias e anticancerígenas renovaram o interesse em seu potencial para prevenir e tratar a doença.

Existem algumas diferenças entre o Açafrão Verdadeiro (Crocus sativus) e o Açafrão da Terra (Curcuma longa). A primeira é que, nitidamente, as duas plantas são de gêneros diferentes. A segunda, é que as partes utilizadas são diferentes também: no caso do Açafrão Verdadeiro (Crocus sativus) a parte utilizada é o PISTILO da flor; no caso do Açafrão da Terra (Curcuma longa) a parte utilizada é o RIZOMA. Em termos de efeito terapêutico, segundo as teorias da Medicina Tradicional Chinesa, estas localizações – pistilo (parte aérea) e rizoma (parte subterrânea) – produzem efeitos distintos: a primeira tem efeito nos aspectos mentais e, a segunda, tem ações nos aspectos do corpo físico – mais denso – como o sistema muscular, ósseo e tendões.

 

Quais são as principais indicações da Curcuma?

Felizmente, a Curcuma é uma planta extremamente versátil, não-tóxica e de fácil cultivo. Dentre seus efeitos mais marcantes, podemos destacar:

 

Antioxidante: a curcumina é tão antioxidante quanto vitaminas C, E e Betacaroteno. Porque possui inúmeras outras propriedades, a Curcuma pode ser o produto de escolha na prevenção do câncer e envelhecimento precoce.

 

-Anti-Inflamatória: a curcumina tem potencial de inibir a produção de moléculas que exercem papel importante na inflamação: cicloxigenases (COX-1 e COX-2), 5-lipoxigenase (5-LOX) e glutationa S-transferase (GST). Estas moléculas, estão na gênese de diversas doenças, tais como: cardiovasculares, articulares, renais, pulmonares, musculares, ginecológicas e oftálmicas. Outra indicação bastante comum, é o uso em pacientes no período pós-operatório, pois facilita o processo de cicatrização e dificulta a formação de trombos (inibição dos tromboxanos).

 

– Neuroprotetora e Hepatoprotetora: A curcumina pode ligar-se a metais pesados, como o cádmio e o chumbo, reduzindo assim sua a toxicidade. Esta propriedade explica sua ação protetora para o cérebro, fígado e outros órgãos e tecidos

 

-Antiviral: inibe o crescimento de H. pylori, responsável por causar úlceras e câncer gástrico.

 

-Antifúngica: com atividade semelhante ao cetoconazol, a Curcuma é capaz de inibir a proliferação de fungos.

 

Tantas propriedades e benefícios fazem da Curcuma uma excelente fonte de compostos bioativos riquíssimos com amplo espectro de aplicação.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS de PÓS-GRADUAÇÃO ou LIVRES

Venha se aperfeiçoar com a gente!