Compartilhe nas redes!
Na medicina tradicional chinesa (MTC), o Jing (ou “essência”) é um dos três tesouros, junto com Qi (energia vital) e Shen (mente), que dizem formar a base da vida e da saúde no corpo humano.
O Jing é considerado a substância fundamental que forma a base do corpo e é herdado dos pais. É armazenado nos rins e é responsável pelo crescimento, desenvolvimento e reprodução do corpo. Também é responsável pela formação dos ossos, dentes e cérebro.
Cuidado! O Jing é considerado um recurso finito e se esgota com o tempo, devido ao excesso de trabalho, estresse, má alimentação e outros fatores.
Quando o Jing está esgotado, surge variedade de problemas de saúde, como fadiga, baixa libido e envelhecimento prematuro.
Os praticantes da MTC podem tentar compensar a deficiência do Jing, nutrindo e tonificando a energia pós-nascimento – usando dieta ou fórmulas e ervas chinesas.
Mudanças no estilo de vida, com exercícios regulares e redução do estresse, meditação e ioga (que se concentram no cultivo e regulação do Qi), também podem ser usadas para ajudar a melhorar a saúde.