Compartilhe nas redes!
Na medicina tradicional chinesa (MTC), o conceito de meridianos refere-se a uma rede de caminhos através dos quais acredita-se que o Qi (energia vital) flua por todo o corpo. Quando o fluxo de Qi é interrompido, pode levar a desequilíbrios no corpo que podem se manifestar como sintomas físicos ou emocionais.
Cada meridiano possui pontos específicos, chamados de acupontos, ao longo de seu caminho que podem ser manipulados para regular o fluxo de Qi e restaurar o equilíbrio do corpo. Técnicas como acupuntura, acupressão e moxabustão são usadas para estimular esses pontos, a fim de equilibrar o fluxo de Qi restaurar a saúde e o bem-estar geral.
São 14 os meridianos principais no corpo, sendo que 12 estão associados a órgãos e vísceras, ou seja, pertencem a sistemas de órgãos – chamados 5 Elementos.
Os 14 meridianos principais são:
Pulmão, Intestino grosso, Estômago, Baço, Coração, Intestino delgado, Bexiga, Rim, Pericárdio, Triplo aquecedor, Vesícula biliar, Fígado, Vaso concepção e Vaso governador – os dois últimos não pertencem a nenhum elemento específico.